quarta-feira, 9 de maio de 2012

Febre, o que fazer?

Febre é sempre um assunto que deixa qualquer mãe aflita, nosso instinto quer logo dar um antitérmico para que nosso filhote fique bem.
Soube que não é o melhor a se fazer pois a febre indica que algo está acontecendo no corpo e o aumento da temperatura protege o corpo.
Veja esta matéria para a Abril Bebê.com, a qual eu dei meu depoimento.
Serve como uma boa orientação.
Por Camila Goytacaz

A hora da febre

Mais importante do que erradicar a febre é prestar atenção ao aparecimento de outros sintomas e ao estado da criança


O que é a febreBasta ver bochechas mais vermelhas no bebê que o coração de mãe se aflige. Mas, o que é a febre? É a elevação da temperatura que acontece como um processo natural de defesa do organismo no combate às infecções. A febre em si não é doença, e sim sintoma de algo que está tentando chegar. Por isso, mais importante do que erradicá-la é prestar atenção ao aparecimento de outros sintomas. Às vezes, o corpo "vence" a batalha e as doenças nem aparecem. Outras vezes, logo chegam dor de garganta, dor de ouvido, infecções virais ou urinárias ou mesmo gripes e resfriados.

Déborah Gérbera, fotógrafa, 37 anos, confessa que passou três dias aflita quando Cauê, com 4 meses, teve a primeira febre e só se acalmou quando confirmou que tratava-se apenas de uma gripe. "Com o tempo, a gente compreende mais a função da febre e conseguimos manter a observação e cuidados sem ficar tão preocupada", conclui.


O que fazer na hora da febre
A primeira providência é medir. A temperatura normal é de até 36,5 graus. Até um ano de idade a temperatura corporal é mais alta nos bebês do que nos adultos. Recomenda-se que a o tema seja tratado entre mãe e pediatra nas primeiras consultas. É melhor ter a conversa preventiva, para não se desesperar quando a febre chegar em pleno feriado ou após o horário do consultório, o que é comum.


Como tratar
Apesar de a medição ser importante, o que difere a febre sem gravidade da preocupante é o estado físico da criança: se estiver brincando, disposto, corado, se alimentando, fique tranquila, não é necessário correr. Caso o bebê fique prostrado, sem interesse em mamar ou comer, abatido e choroso, significa que está desconfortável e o antitérmico vai ajudá-lo mais rapidamente a se recuperar. 1

Cada mãe, em sua experiência e de acordo com orientação do pediatra, parece descobrir seu limiar de controle da situação. Sibelle de Freitas, 33 anos, assessora de imprensa, mãe de Felipe, 5 anos, e Nicholas, 2 anos, conta que depois de alguns episódios, aprendeu a lidar com a febre nos meninos: "hoje ela não me assusta se subir até 38,5 graus. Procuro vesti-los com roupas frescas e deixar as janelas abertas para arejar a casa".

Um bom método é sempre o banho morno e rápido. Atenção: não é frio e nem gelado. Compressas frias com toalhinha na testa são a alternativa. Na hora de ministrar o medicamento indicado pelo pediatra, siga rigorosamente as instruções. Reforce a ingestão de líquidos, evitando o desidrate pela transpiração 2. O ideal é que a temperatura vá baixando aos poucos, então, tenha paciência. E jamais medique sem consultar o pediatra.


1 REVISTA SAÚDE. Febre infantil não é doença. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0336/familia/febre-infantil-nao-doenca-625299.shtml?pag=2. Acesso em: 12 jan. 2012.

2 REVISTA SAÚDE. Febre infantil não é doença. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0336/familia/febre-infantil-nao-doenca-625299.shtml?pag=4. Acesso em: 12 jan. 2012.


2 comentários:

Agrega Pais - Agregador de Links disse...

Olá, gostaria de lhe fazer um convite, porém, antes preciso tietar um pouco afinal seu site é maravilhoso Parabéns pelo trabalho!
Seria um imenso prazer tê-lo em nosso site agregador de conteúdos Agrega Pais onde reunimos os melhores blogs direcionados para pais e mães.
Aguardo você lá, teremos muita satisfação em divulgar seu s links!
http://www.agregapais.com.br/

Anônimo disse...

Suas dicas realmente são fundamentais! Muito importantes para todas as mamães saberem!

Aline da Babycub