domingo, 16 de outubro de 2011

O poder da arte

Crianças estimuladas a desenhar e pintar tem bom desenvolvimento motor e emocional.

Em brincadeiras na escola ou em casa mesmo, é comum que as crianças demonstrem interesse espontâneo em atividades artísticas, como tocar um instrumento, pintar e desenhar.

Permitir que seu filho vivencie momentos como esses é fundamental para seu desenvolvimento psicomotor. Assim como incentivá-los, desde cedo, a frequentar museus, peças de teatro, shows e demais locais onde estarão em contato com a arte.

 “Dessa forma os pais permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades artísticas”, orienta a historiadora e especialista em arte-educação, Lilian Nemes. “Mas só isso, não basta”. Na opinião de Lilian, deixar a criança produzindo sem orientação – seja soprando uma flauta ou pintando com guache – pode ser superficial. “Para que este processo seja produtivo, a participação de um arte-educador é bastante importante.”

Este profissional, que atua em escolas de arte e também como parceiro em muitas das escolas de educação infantil, é capaz de ministrar e interpretar as manifestações artísticas da garotada. Como possui uma considerável bagagem artística e cultural, pode transmitir seus conhecimentos e realizar atividades direcionadas para trazer resultados benéficos às crianças no seu desenvolvimento motor, físico e emocional.

 “Para conhecer a si e ao mundo, todas as crianças espontaneamente desenham, brincam com seu corpo, com os objetos, com sua voz e com o espaço. O ensino da arte tem o papel de incentivar esta potencialidade inerente ao ser humano e favorecer o desenvolvimento das capacidades sensíveis - ver, ouvir, tocar, cheirar, provar -, além das potencialidades criativas e expressivas das crianças”, diz a especialista em arte-educação.



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