domingo, 27 de março de 2011

Deixa a madeixa balançar

Eu nasci numa época em que ter cabelo liso era o máximo do máximo. Não tinha essa valorização dos cachos, como hoje. E então minhas lembranças de infância relativas a cabelo são da minha mãe fazendo touca em mim, colocando bobs (argh), fazendo alisamentos sem fim. Lembro até de ter feito um tal de "touca de gesso", onde eu fiquei uma hora deitada naquela pia. Dá pra imaginar como ficou o meu pescoço ao final de tudo isso?
Me lembro bem que minhas amigas tinham cabelo comprido. Faziam grandes rabos de cavalo, jogavam o cabelo pra frente, eu achava aquilo o máximo! Eu também queria fazer aquilo! Mas o meu cabelo não ficava daquele jeito naturalmente, eu me sentia completamente diferente delas. E não tinha ninguém pra me dizer que o meu cabelo também era bonito daquele jeito, o que ajudava ainda mais a alimentar o meu sentimento de que eu era "errada".
Tenho fotos minhas de quando eu era criança que tenho vontade de queimar. Tenho trecos só de ver aquele cabelo horrível, totalmente com cara de alisado, armado, a coisa mais feia que se pode imaginar. Nem era o cabelo liso que eu queria, nem tinha a menor cara de natural. Mas eu não tinha a menor noção das coisas, achava que daquele jeito eu estaria mais próxima de ser "igual" às minhas amigas.
Me lembro também que minhas primas alisavam o cabelo com uma espécie de pente quente. Não podiam molhar o cabelo de jeito nenhum, senão estragava tudo. Eu e minha irmã morriamos de medo de que alguém nos obrigasse a fazer aquilo também!!
O tempo passou (graças a Deus), os processos químicos foram aprimorados (graças a Deus de novo) e foram criados os "relaxamentos", que não removem completamente os cachos, deixando os cabelos com mais cara de naturais. Entrou um novo pensamento, de que cabelos cacheados também são legais, também são bonitos. E eu embarquei com tudo!
Hoje em dia eu odeio fazer escova. Faço em ocasiões muito especiais, sob protesto e ainda me acho horrível daquele jeito. E aqui em casa eu aderi ao movimento de valorização dos cachos, principalmente com as crianças. Outro dia minha mãe estava falando no meu ouvido que eu tinha que fazer mais escovas, que tinha que fazer isso e aquilo, até que uma hora eu fiquei realmente brava. Minha mãe é branca, de cabelos lisos e escorridos. Casou com um negro (lindo, por sinal) de cabelo pixaim. Ela queria o que? Se quisesse filhos de cabelo liso casasse com um norueguês loiro de olhos azuis, ué!! (tá, esse comentário fez com que ela ficasse brava comigo, mas eu não estava mentindo)
Até agora, tenho conseguido alcançar meu objetivo, pelo menos em casa. Meu filho ama os cachinhos dele, fica furioso quando precisa cortar o cabelo e tiram os cachos. Minha caçula tem ainda mais cachos do que o irmão e eu acho a coisa mais linda do mundo!! Eu sei que um dia eles até podem se achar diferente dos outros, principalmente a Alice, porque mulher liga mais pra essas coisas do que os homens. Se ela quiser fazer algum processo químico nele e tiver idade pra isso, não vou negar. Seria hipocrisia minha, sendo que eu também faço. Mas que vou conversar bastante e explicar que cabelos cacheados também são legais e bonitos, ah vou! E tenho certeza de que vou ter uma cena linda, igual à que tive esses dias com a filha da Calu: nós duas sacudindos os cabelos pra ver quem tinha mais cachos!

Nenhum comentário: