domingo, 27 de março de 2011

Diversidade e autoestima nas crianças

Quando se fala em aparência, muitas pessoas dizem ser a beleza interior a que realmente importa. Entendo que estão falando de personalidade e de caráter. Mas confesso que gosto de provocar um pouquinho e falar que não existe beleza interior. Existe beleza. E pronto. Todas as pessoas têm beleza dentro das suas diferenças, das suas características e isso as fazem únicas.
Acho que essa é uma boa reflexão quando pensamos em quais valores queremos trabalhar com as crianças, não acham?
Educar é mostrar à criança como ir além do que ela vê. Se ela se sente bem com o mundo que está a sua volta – conhecendo diferentes culturas por meio de visitas a exposições, livros, fotos, convivência com colegas –, ela estará bem preparada para reconhecer que normal mesmo é ser diferente, e então poder lidar com a diferença que existe em si mesma. Assim, também vai se valorizar e se posicionar com mais confiança no mundo.
Se nós mães nos preocupamos em passar aos pequenos a valorização da diversidade, contribuímos para melhorar tanto a relação deles com eles mesmos, quanto plantar a semente de um futuro cidadão autônomo que promove a harmonia e contribui para um mundo melhor.
Então, como trabalhar a diversidade com os pequenos?
vale lembrar que mais forte do que trabalhar valores com as crianças, é mostrá-los por meio de nossas próprias ações. Pois a criança aprende pelo exemplo, não é?
Por Claudia Siqueira
 

Nenhum comentário: